Tuesday, January 30, 2007

Aborto

Este post é para esclarecer a minha opinião sobre o referendo ao aborto

Concordo, compreendo e apoio as vossas opiniões e razões para dizer NÃO, mas só estou aqui (e acredito que deus me está a ajudar nesta tarefa) para informar as pessoas do porque SIM

Se eu tivesses de escolher neste momento em que a mãe do meu filho fizesse aborto, não saberia o que responder, mas provavelmente escolheria sim.

Mas se mais tarde em que eu tivesses meios de sustentar o meu filho seria pelo não.

Mas como todos já sabem porque não se deve fazer um aborto, eu tomo outra posição e mostro (sublinho: eu estou aqui para mostrar as pessoas as razoes do sim, não a apoia-lo) a outra face da moeda.

Que é como já referi em comentários anteriores.
SIM por causa da segurança vital da mãe.

Exemplo:
Se por acaso começasses a falar disso com colegas (que já possam votar) e descobririas que há uma pessoa que não tem a opinião formada sobre esse assunto, tu, como filho de Deus que és, mostravas a tua opinião e as “provas” que te levaram a ter essa opinião, mas se não mostrares a outra parte é tão criminoso para Deus como fazer o aborto, porque é esconder as coisas, é manipulação, porque n mostras a parte do SIM, não deixando “espaço” para ele escolher.

Deus também sabia que a arvore que estava no jardim de Adão podia trazer consequências para a humanidade, e deus disse-lhe para ter cuidado, mas não lhe escondeu a verdade, nem manipulou para ele não comer daquela arvore, disse lhe a verdade das consequências boas e más e deu-lhe livre arbítrio e Adão escolheu, e pelas suas escolhas teve de pagar as consequências do seus actos.

Deus também não “julgou” Adão, só o castigou.

Volto a dizer e a sublinhar que só estou a informar as pessoas das várias razoes que as podem levar ou não a votar no SIM.

4 comments:

Emanuel Viçoso said...

Natas,

Parabéns pelo blog. Espero que o utilizes para mostrares mais de quem tu és e do que Deus está a colocar em ti. Fico na expectativa de te conhecer melhor através da tua escrita.

Em relação ao assunto, já referi o que penso no blog dos jovens. Compreendo a tua argumentação, e de facto no meu dia a dia converso com muita gente que, não partilhando o princípio de que a vida intra-uterina é equivalente à extra-uterina, considera a questão da saúde pública a principal questão em julgamento e por isso opta pelo Não.

Como já conversamos, eu voto Sim, porque considero que a vida humana inicia-se no acto da fecundação, e por isso todos os constrangimentos éticos que aplicamos aos seres humanos nascidos são aplicáveis aos não nascidos, incluindo o direito à vida.

Claro que esta posição de princípio é também uma posição de alguma incoerência. Se afirmo isto, nesse caso porque é que aceito que alguém violado, ou em fetos com mal-formações, ou mesmo no caso de perigo para a vida da mãe, se faça o aborto? Se considero que o direito à vida é intrínseco, nesse caso a opinião de princípio deveria se aplicar a todos os casos, não deveria haver excepções.

Ora, porque precisamente não me consigo rever nesta posição fundamentalista, é que eu abordo esta questão com algum tacto e algum cuidado. Independemente das posições de princípio, temos de entender o lado humano de cada situação em concreto, e acho que é isso que tu estás a fazer, a trazer os argumentos contrários a este pequeno debate intra-ccva.

E ao fazê-lo, com considerável coragem, mereces a minha admiração.

Um grande abraço, e estarei cá para crescermos juntos neste processo de buscar a Deus e a nossa identidade.

Emanuel Viçoso

Emanuel Viçoso said...

Errata: como se depreenderá do contexto, no comentário anterior enganei-me e será:

"não partilhando o princípio de que a vida intra-uterina é equivalente à extra-uterina, considera a questão da saúde pública a principal questão em julgamento e por isso opta pelo *Sim*.
Como já conversamos, eu voto *Não*,"

Gonçalix said...

Parabéns pelo blog, vou ficar atento agr á tua escrita.... Deixa me só dar um ponto de vista em relação ao k Deus disse em relação á árvore, "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás;porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Deus diz expressamente dessa árvore não comerás, não diz que podia comer e que teria um castigo, diz não comerás... e o mesmo diz nos 10 dez mandamentos : não matarás, não diz k pode matar que dpois levámos um correctivo.... NÃO MATARÁS!..

ABRAÇO e continua a escrever o k vai aí dentro

Anonymous said...

oi natanieu...
vou-te dar a minha opinião em relação ao aborto...
se eu votasse, votaria NÃO
porque simplesmente é uma vida
vida essa que tem o direito de nascer, viver e morrer... independentemente das condições que tiver ou nao... porque os bebes não nascem com um papel escrito na testa a dizer "vou ser feliz" ou o contrário...
abortar é o mesmo que ir a prisoes e matar criminosos...
qual é a diferença?? o tamanho?
matasse uma vida na mesma
ja para nao falar nas consequencias fisicas e psiclogogicas...
o aborto não é, sem duvida alguma, solução


*by catarina*